domingo, 14 de julho de 2013

#Um Ateu - Daniel Everett - Exemplo de pesquisador


Daniel Everett, ex missionário protestante americano, viveu no Brasil no estado do Amazonas à partir de 1978, e manteve contato durante trinta e cinco anos, com os índios Pirahã. Ele também é linguista e já foi tradutor de bíblia. Após sua convivência com esses índios brasileiros, ele deixou de ser cristão e se declarou ateu salientando o fato de os argumentos e as indagações dos Pirahã terem sido um dos principais motivos para tal mudança tão radical em sua vida. Estamos homenageando Daniel, justamente, pelo fato de ele ter reconhecido a prisão ilógica que vivia seguindo a doutrina cristã e se libertado para uma vida plena sem as amarras psicológicas e os medos descabidos que tivera.

Daniel fez grande progresso no estudo de línguas, principalmente quando estudou a língua dos Pirahã, realizando, segundo ele, grandes mudanças no estudo da gramática Universal por diversos fatores. Durante sua morada na aldeia, junto com sua esposa e filhos, Daniel passou por diversos problemas, incluindo uma crise gravíssima de malária sofrida por sua esposa, que, apesar de querer ficar na tribo esperando que deus à salvasse, teve que ser levada de barco por dias para ser salva.

Daniel é um grande exemplo de pesquisador, por tanta dedicação e principalmente, prova que nenhuma realidade é imutável hoje ele é um ateu, com muito orgulho.

Assista abaixo a um vídeo de Daniel Everett falando sobre a tribo dos Pirahã:

Postado por:
#JC

0 comments:

Postar um comentário

Trailer do Hangout d'ARCA