segunda-feira, 28 de outubro de 2013

#Um ateu viaja... - Observatório Abrahão de Moraes


Neste “Um ateu viaja...”, falaremos sobre um ótimo programa para quem está em Vinhedo-SP e não pode deixar de fazer um ótimo passeio e, melhor ainda, ganhar conhecimento dos céus!
O Observatório Abrahão de Moraes (OAM) do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosférias da Universidade de São Paulo (IAG-USP) foi fundado em 19 de Abril de 1972 e desde então vem desempenhando suas funções como laboratório científico e ao mesmo tempo como difusor do conhecimento através de suas atividades de ensino e divulgação científica. Seu nome é uma homenagem ao Prof. Abrahão de Moraes (1915-1970), astrônomo e matemático, Professor Catedrático da Escola Politécnica da USP e diretor do IAG-USP.
Situado no município de Valinhos, porém com acesso por Vinhedo, ocupa uma área de aproximadamente 450.000m2, com cobertura vegetal formada por mata nativa onde se encontram abrigadas e protegidas várias espécies de plantas e animais silvestres.
As atividades de pesquisa na área de Astronomia e Astrobiologia repousam em um telescópio refrator (círculo meridiano CCD) de 20cm de diâmetro, automatizado em 1995 e aqui instalado desde 1975, e no laboratório de Astrobiologia (AstroLab), o primeiro do Brasil, que esta sendo instalado. Já na área de Geofísica, o Observatório conta com uma estação sismográfica e uma estação geomagnética. Na área de Ciências Atmosféricas, também em fase de instalação, o Observatório contará com uma estação meteorológica automática. Tanto esta quanto a estação sismográfica destinam-se também às atividades de ensino.
No Observatório são desenvolvidas várias atividades de ensino e divulgação. As visitas sempre ocorrem com agendamento prévio. Recebemos o público durante a semana ente as 8:00 e 17:00 horas, para visita aos instrumentos, uma rápida palestra sobre o trabalho aqui desenvolvido, exibição de imagens feitas com o círculo meridiano CCD e observação do Sol. Já nas sextas, sábados e domingos à noite, por ocasião da Lua crescente, é realizado o evento  "Noite com as Estrelas", onde são feitas observações com os telescópios Prometeu e Asterix. Nestes finais de semana, também há um atendimento diurno, realizado no sábado pela manhã para aquelas pessoas agendadas para tal.
Outra atividade importante realizada no Observatório diz respeito ao projeto Telescópios na Escola (TnE). Trata-se de observações remotas, via internet, com o telescópio Argus, realizadas por escolas cadastradas no projeto. Em breve também serão disponibilizadas atividades do mesmo gênero com a estação sismografica (Geofísica na Escola) e com a estação meteorológica (Ciências Atmosféricas na Escola).
O Observatório ainda conta com um marco geodésico bastante utilizado por empresas e um ponto de gravidade absoluta.

Para conhecer mais, acesse:

0 comments:

Postar um comentário

Trailer do Hangout d'ARCA