quinta-feira, 23 de outubro de 2014

A MENSTRUAÇÃO ERA VERDE?


A MENSTRUAÇÃO ERA VERDE?

Domingo de manhã. Eu me sento em um banco de praça antes de seguir meu caminho e sou abordado por uma testemunha de Jeová. O missionário (era homem) me entrega um panfleto e me pergunta qual o caminho para uma vida familiar feliz (Será que ele me achou com cara de pai de família?). Respondi com uma frase de Clarice Lispector em "A Hora da Estrela": "Felicidade serve para quê?"
"Felicidade", me disse ele, "é você estar satisfeito quando consegue o que você quer".
Eu estava num dia pessimista e aí respondi: "Segundo Buda e Schopenhauer, a felicidade é impossível porque, logo que satisfazemos um desejo, nos surge um outro desejo e ficamos sempre insatisfeitos".
Mas ele quis me convencer que a Bíblia tinha a solução para todos os problemas.
"Meu caro, a Bíblia não tem respostas para os nossos problemas e não é a palavra de Deus. Deus não existe e, mesmo se existisse, não iria produzir um livro tão absurdo. Você quer me convencer que o Criador da humanidade não sabe o que é menstruação? Está escrito no livro de Levítico que, quando a mulher está menstruada, o lugar onde ela senta fica impuro e quem se sentar aí fica impuro. Estamos nós dois sentados neste banco de praça e uma mulher menstruada pode ter estado aqui pouco antes de nós. E vamos ficar impuros por causa disso?"
Aí ele me mostrou um texto de uma das cartas de São Paulo, dizendo que a lei não precisava mais ser seguida pelos cristãos.
"E por que não precisa ser seguida? Mudou a lei ou mudou a menstruação? As mulheres menstruavam verde naquela época? Porque se elas menstruavam da mesma maneira que as mulheres menstruam hoje em dia, essa lei não servia para nada; pior: era nociva, fazendo as mulheres terem nojo de algo natural, de seu próprio corpo. E mais: no mesmo capítulo diz que o homem que ejacula fica impuro e o lugar em que ele senta fica impuro e quem se sentar lá vai ficar impuro também. Estou vendo uma aliança na sua mão. Você pode ter feito sexo com sua esposa hoje cedo e está contaminando este banco de praça agora, de acordo com essa lei absurda."
Ele tentou outra estratégia: "Quando a Ciência descobriu que a Terra era redonda?"
"Acho que foi uns 400 anos antes de Cristo. O primeiro episódio da série "Cosmos", dos anos 80, trata disso. Carl Sagan conta essa história."
"Pois 800 anos antes de Cristo o profeta Isaías dizia que Deus está acima do círculo da Terra."
Eu não quis discutir Geometria com ele e dizer que círculo e globo não são a mesma coisa. Que a ideia dos judeus era que a Terra fosse um prato chato e circular.
"Isso não anula o absurdo escrito páginas antes de que a mulher menstruada e o homem que gozou contaminam os lugares onde sentam. O médico mais brilhante ficaria desmoralizado se dissesse ao filho que manga com leite faz mal. Se um médico não pode dizer uma asneira dessas, por que a Bíblia pode?"
Ele deixou o panfletinho comigo e se foi, exausto e sem argumentos.

Postado por

0 comments:

Postar um comentário

Trailer do Hangout d'ARCA