segunda-feira, 3 de novembro de 2014

O BRASIL TEM MEDO DE BICHO-PAPÃO ou DILMA POR ACASO VESTE BURKA?


Após a votação do segundo turno, eu posso escrever isso sem parecer que faço propaganda eleitoral. Mas da mesma forma como Carl Sagan se espantava que, apesar de todo o avanço da Ciência, o mundo ainda viva assombrado pelos demônios, me espanta que após tantos anos de vida democrática, ainda vivamos com medos infundados e implausíveis. Um dia antes da eleição, pego uma van em Niterói e encontro três malafetes com medo de que Dilma queira destruir as igrejas cristãs ("Dilma fez acordo com um Estado islâmico! -- Já pensou não poder sair na rua com uma Bíblia na mão? -- Se fizerem essa lei só teremos do nosso lado o Marco Feliciano e aquele negro." (Não faço ideia a que negro a beatinha oxigenada se referia.)). Desde 1989 ouço pessoas acusarem o PT de querer destruir a religião ou pelo menos as igrejas cristãs. Isso mostra como o cidadão brasileiro médio não faz a mínima ideia do que sejam Direitos Humanos, Constituição e outros requintes democráticos. O povo imagina que o presidente é um monarca provisório com os poderes de um Henrique VIII ou uma Maria da Inglaterra, que mandavam matar quem não comungava de seu credo. Esse medo que se repete em todas as eleições, atiçado por líderes religiosos que recitam essas lendas para melhor manipular seus fiéis, mostra que o Brasil pouco tem avançado no aprimoramento da democracia e na educação do seu povo.


É incrível que se discuta tanto o ensino religioso nas escolas públicas, mas não haja preocupação de se ensinar a vida democrática. Religiosos entram nas escolas para distribuir bíblias, que só têm valor para quem nelas crê, mas o Estado não distribui aos estudantes a Constituição, que rege os direitos e os deveres de crentes e não-crentes. E depois ainda tem que se espante com o crescimento da bancada evanjegue no Congresso. (Digo "evanjegue" porque essa bancada é uma fonte inesgotável de asneiras, ditas sempre em nome de Jesus.)

Enquanto o Estado não explicar a si mesmo para o povo, esses fantasmas continuarão assombrando nossas ruas e nossas urnas.

Postado por

0 comments:

Postar um comentário

Trailer do Hangout d'ARCA