segunda-feira, 9 de março de 2015

DIVALDO FRANCO


Alguém por quem nutro grande afeto compartilhou no Face a notícia de que Divaldo Franco aparecerá no Fantástico e fará uma psicografia diante das câmeras. Bah!
Fui espírita e abandonei aquele ambiente porque é conservador até dizer chega. A diferença entre o discurso dos espíritas e o discurso do Bolsonaro é que os espíritas não defendem explicitamente a tortura e a pena de morte como solução para todos os males. Mas vamos lembrar que Chico Xavier apoiou a ditadura. No vídeo de sua participação no programa "Pinga Fogo" (a entrevista foi até transcrita em livro que já vi várias vezes nas livrarias), o famoso médium diz que o golpe de 64 foi providenciado por "amigos espirituais" pelo bem do Brasil.
Aliás, as tais psicografias dizem sempre as mesmas coisas. O mesmo discurso conservador. Nunca ouvi dizer que, num país com tantos mortos e desparecidos na ditadura, um único espírito tivesse mostrado onde estavam os restos mortais de algum desses desaparecidos. Comunista torturado e morto não tem alma para baixar em sessão mediúnica? Nunca ouvi dizer que nenhum tivesse dado o ar de sua graça por lá.
Algo que me incomodava também era que diziam que o Brasil estava nas mãos de um espírito muito evoluído chamado "Emanuel", pretenso autor de best-sellers do Chico Xavier como "Há 2 mil anos", "Paulo e Estêvão" e "Pão Nosso". Me incomodava porque eu não via como o Brasil poderia progredir se Cristo havia colocado nosso país nas mãos de um asno como Emanuel: entre as bobagens que ele dizia, uma delas era que o Esperanto era a língua da fraternidade, que promoveria a paz entre as nações! Eu dizia que Emanuel deveria ir até o curso de Letras da UFF para assistir, invisível, às aulas de Linguística, para aprender que Esperanto nem língua é. E se fosse: mesmo falando a mesma língua, não quer dizer que as pessoas vivam em paz por causa disso. No Brasil, assassinos e assassinados falam a mesma língua.
O discurso pró-vida dos espíritas se limita ao discurso da repressão sexual: não legalizem o aborto, como se as mulheres fossem deixar de fazer aborto só porque é proibido, o que faz com que o aborto clandestino seja uma das principais causas de mortes entre mulheres. E eu nunca vi um único "espírito" baixar para dizer que os agrotóxicos, que podem causar aborto e má formação do feto, devam ser proibidos. Me mostrem uma única declaração de Chico Xavier contra os agrotóxicos que eu desfilo nu pela Rua das Marrecas, em frente ao Quartel da PM, para ser devidamente preso. É essa então toda a sabedoria dos espíritos?
Entre assistir a uma reportagem com Divaldo Franco e um desenho dos Simpsons, fico com a segunda opção.

Postado por

0 comments:

Postar um comentário

Trailer do Hangout d'ARCA