quinta-feira, 19 de março de 2015

MEU AMIGO PASTOR MOZART FALA SOBRE CASAMENTO ENTRE PESSOAS DO MESMO SEXO


Tenho muitos amigos cristãos com os quais tenho um ótimo convívio, mesmo eles sabendo que eu sou ateu. Gostei muito desse texto que meu amigo Mozart Noronha, pastor luterano, escreveu sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Ah, se todos os religiosos tivessem a lucidez dele!

"Sou teólogo protestante e membro da Igreja Luterana. Como luterano defendo a total e radical separação entre a Igreja e o Estado. O casamento, juridicamente, não é da alçada da Igreja, mas do Estado. Sua finalidade é a regulamentação do patrimônio na ordem da comunhão universal de bens(mediante escritura pública); separação total de bens(também mediante escritura pública); ou comunhão parcial de bens(os bens adquiridos depois do casamento se comunicam). Portanto não vejo nenhum problema, na ótica religiosa, do casamento entre pessoas do mesmo sexo. As igrejas não são obrigadas a celebrarem estes casamentos. A propósito igrejas não têm poder para realizar casamento civil. Isto é da competência do Estado. Mediante uma certidão de habilitação, fornecido pelo cartório competente, o religioso pode realizar a cerimônia que deverá ser posteriormente registrado no cartório. Daí a conclusão de que o casamento entre homossexuais é legítimo e as igrejas não devem se envolver nesta questão. Esta foi uma decisão sábia do STF em autorizar estes casamentos visando a proteção jurídica e patrimonial de duas pessoas do mesmo sexo casarem civilmente."

Postado por

0 comments:

Postar um comentário

Trailer do Hangout d'ARCA