sábado, 9 de maio de 2015

EVOLUÇÃO PARA PRINCIPIANTES


Aula de Literatura. O Estado manda que eu fale aos adolescentes sobre autores realistas e que eu diga que Machado de Assis rezava pela cartilha do Realismo, nada mais falso -- Machado não cria em verdades absolutas e mostra homens perdidos buscando um sentido para as coisas. Mas disso eu falo depois.
Preciso falar a eles sobre o panorama histórico e filosófico da época em que esses autores viveram. Quem fazia a cabeça desses caras? Que livros estavam bombando? Dei umas pinceladas sobre Adam Smith, Darwin, Marx e Nietzsche.
Mas do "tio" Darwin eu falei assim: "Ele deu a volta ao mundo no navio Beagle, uma viagem que durou quatro anos, e esteve aqui em Itaboraí. Por isso que tem aquela placa em homenagem a ele na Praça Floriano Peixoto, em frente à igreja de São João Batista."
"O livro mais importante dele é "A Origem das Espécies'. Depois de andar pelo mundo todo estudando plantas e bichos, ele escreveu esse livro demonstrando as ideias que teve a partir daquilo que viu: explicando como as espécies mudam com o passar do tempo.
"Antes de vir para o Brasil, ele passou pela África e viu os avestruzes. Chegando ao Rio Grande do Sul, ele viu as emas e achou muito parecidas com os avestruzes. Por que em dois continentes havia aves tão parecidas? Darwin pediu para os gaúchos um cadáver de ema para estudar a anatomia do bicho e os gaúchos disseram que era justamente uma ema que estavam comendo. E Darwin saiu catando os ossos do churrasco." (Risadas.)
"Depois ele foi para a Argentina. Lá, testemunhou um terremoto e viu que uma parte do terreno ficou mais elevada do que era antes. Então ele aceitou a ideia de Charles Lyell de que catástrofes naturais poderiam mudar o relevo do planeta no decorrer dos séculos.
Se a gente olhar o mapa, a gente vê que o Brasil e a África se encaixam como peças de um quebra-cabeças. Esses dois territórios se separaram com o passar do tempo e a população de certas aves pré-históricas ficaram divididas entre os dois continentes. E assim elas também mudaram com o decorrer do tempo, evoluindo umas para avestruzes e outras para emas."
E nenhum fundamentalista se escandalizou com isso, com essas noções básicas de evolução. Esse pessoal só se magoa quando a gente diz que a espécie humana evoluiu de uma espécie extinta de símios, que nós e os chimpanzés temos um ancestral em comum. É mesmo uma "ferida narcísica", como diz Frei Betto.

Postado por

0 comments:

Postar um comentário

Trailer do Hangout d'ARCA